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Instituto de Assistência à Saúde dos Servidores do Estado de Alagoas
Segunda, 21 Março 2022 17:40

Cuidados básicos com os pés dos idosos

Os pés merecem atenção especial entre os idosos, já que também sofrem com a idade. As patologias mais frequentes nessa fase da vida incluem joanetes, pés chatos, dedos em garra, espessamento das unhas, micose, unhas encravadas, úlceras e alteração na caminhada.

Como deixar os pés dos idosos mais saudáveis:

Evite banhos muito quentes

A proteção natural da pele não é comprometida. Na hora de secar os pés, finalize com papel higiênico ou papel toalha entre os dedos, pois isso evita frieiras e micose.

Corte as unhas dos pés dos idosos regularmente

Em linha reta e não muito curtas. Caso haja risco de lesões ou se o dedo já estiver machucado, apenas lixe-as.

Hidrate pernas e pés com cremes específicos

A hidratação pode ser realizada a noite, antes de dormir. Evite aplicar creme entre os dedos, pois pode favorecer o aparecimento de micoses.

Mantenha-se hidratado

A ingestão de água é muito importante para o bom funcionamento do organismo e para a aparência da pele.

Evite o uso de sapatos antigos, deformados ou rompidos

Calçados velhos geralmente não oferecem a correta sustentação durante o deslocamento. Os calçados devem ser confortáveis e respeitar as dimensões dos pés (no comprimento e largura). Deixe para comprar sapatos novos ao fim do dia, quando os membros estão um pouco mais inchados, evitando desconfortos posteriores.

Dê preferência para calçados de fecho com velcros

Pois são mais fáceis de abrir e fechar. Além disso, opte por aqueles com o solado firme para ajudar na sustentação, no alinhamento dos pés e do corpo durante a locomoção.

Meias de algodão são bem-vindas

Elas ajudam na melhor absorção do suor e evitam odores e lesões. É importante que não sejam apertadas.

Evite andar descalço ou com chinelos de dedo

A prática pode causar tropeços, quedas e fraturas. Do mesmo modo, tapetes e passadeiras devem ser retirados do ambiente.

Diminua a ingestão de açúcar e sal

Para melhorar a circulação sanguínea é preciso evitar a retenção de líquidos. Portanto, evite sal, açúcar e sempre que possível, coloque os pés para cima para estimular o retorno venoso.

Não lixe demais os pés dos idosos

O atrito excessivo resulta no espessamento a médio e em longo prazo. Em alguns casos, agrava o ressecamento, causando rachaduras.

Movimente o pé

Diariamente, faça movimentos para cima e para baixo e depois rotacione vagarosamente os membros por aproximadamente 10 minutos. A atividade regular ajuda na circulação sanguínea, no fortalecimento dos pés e na redução do inchaço.

Fonte: https://vitat.com.br/