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Instituto de Assistência à Saúde dos Servidores do Estado de Alagoas
Terça, 01 Junho 2021 19:10

Conheça alguns benefícios do leite para a saúde

Fonte: Tua saúde e internet

O leite é um alimento rico em proteínas e em cálcio, sendo muito importante para prevenir problemas como osteoporose e para manter uma boa massa muscular. O leite varia de acordo com a sua forma de produção e, além do leite de vaca, existem também bebidas vegetais que são conhecidas como leites vegetais, que são feitas a partir de grãos como soja, castanha e amêndoas.

Conheça alguns benefícios do leite para a saúde:

1. Fortalece os ossos

O leite e os produtos lácteos fornecem cálcio, fosforo, magnésio e proteínas essenciais para a formação e reparação óssea. Um consumo adequado destes produtos ao longo da vida permite manter a densidade óssea em níveis adequados protegendo contra doenças como osteoporose.

2. Favorece a saúde dos dentes

A concentração de cálcio e fósforo presente no leite e derivados é benéfica para o desenvolvimento e manutenção da saúde dos dentes. A proteína mais abundante do leite, a caseína, ajuda a prevenir as perdas de cálcio e fósforo do esmalte quando os dentes são expostos a alimentos muito ácidos.

3. Melhora a tensão arterial

Um número crescente de estudos sugere que consumir 2 a 3 porções de leite e derivados integrados numa alimentação saudável, pode ajudar a reduzir a pressão arterial tanto em adultos como em crianças.

4. Ajuda a manter uma boa saúde cardiovascular

Diversos estudos apontam para a ligação entre o consumo de leite e o risco reduzido de doenças cardiovasculares. Esta ligação pode dever-se a vários componentes presentes no leite, mas está sobretudo associada ao cálcio. O consumo diário de cálcio pode reduzir os níveis de colesterol LDL no sangue bem como evitar a sua oxidação, o que ajuda a prevenir a incidência de doenças cardiovasculares. Além disso, alguns cientistas acreditam que o consumo de cálcio regular ajuda a evitar a absorção de gorduras saturadas no intestino prevenindo a sua acumulação no sangue.

5. Previne a obesidade

O consumo de leite e derivados como parte de uma dieta completa, variada e equilibrada está associado à manutenção de um peso corporal saudável e à diminuição da acumulação de gordura visceral.

6. Previne a diabetes tipo 2

Num estudo realizado em mais de 37000 mulheres de meia idade descobriu-se que aquelas que consumiam leite e derivados com baixo teor de gordura mais frequentemente, apresentavam um risco reduzido de desenvolverem diabetes tipo 2. Em 2005 outro estudo veio dar enfase ao primeiro referindo mesmo que por cada porção extra de leite ou derivados com baixo teor de gordura consumidos, o risco de incidência de diabetes tipo dois era reduzido. Acredita-se que esta associação poderá estar relacionada com o baixo índice glicémico do leite e derivados, para além da sua riqueza em cálcio e magnésio.

7. Hidrata

O leite é uma escolha excelente para hidratação corporal por ser muito rico não só em água como em minerais.

8. Favorece a saúde ocular

O leite é rico em vitaminas B2 e A que constituem dois componentes essenciais para a manutenção da saúde ocular.

9. Fornece aminoácidos essenciais

Os aminoácidos essenciais são aqueles que o corpo humano precisa de procurar em fontes externas. Em comparação com a carne ou o peixe, as proteínas do leite são cerca de 20% mais ricas em aminoácidos essenciais. O leite é muito rico em proteínas e aminoácidos essenciais (que o nosso corpo não produz). Desde que a alimentação respeite as proporções da roda dos alimentos, as necessidades diárias de proteínas nos adultos ficam satisfeitas apenas com meio litro de leite, um ovo e cerca de 100 a 150g de carne ou peixe.

 

Informação Nutricional do leite

A tabela a seguir traz a informação nutricional para 100 ml de cada tipo de leite:

Componentes Leite integral (100 ml) Leite desnatado (100 ml)
Energia 60 kcal 42 kcal
Proteínas 3 g 3 g
Gorduras 3 g 1 g
Carboidratos 5 g 5 g
Vitamina A 31 mcg 59 mcg
Vitamina B1 0,04 mg 0,04 mg
Vitamina B2 0,36 mg 0,17 mg
Sódio 49 mg 50 mg
Cálcio 120 mg 223 mg
Potássio 152 mg 156 mg
Fósforo 93 mg 96 mg